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Resolução de litígios

RESOLUÇÃO DE LITÍGIOS

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I. RESOLUÇÃO ALTERNATIVA DE LITÍGIOS


1. A resolução alternativa de litígios é uma via que todos os consumidores têm ao seu dispor, recorrendo a entidades oficiais que os ajudem na orientação, ou resolução de algum conflito, antes de necessitarem de abrir processos litigiosos nos Tribunais Judiciais;

2. Os indivíduos que sejam definidos como consumidores pela Lei nº144/2015 e que tenham celebrado contratos de compra e venda e/ou prestação de serviços têm o direito a recorrer a entidades oficiais que os ajudem na resolução de algum conflito que tenha por objeto tais contratos, sem prejuízo de recorrerem aos Tribunais Judiciais;

3. A lista atualizada das entidades oficiais de Resolução Alternativa de Litígios disponíveis nos termos do artigo 17.º da Lei nº144/2015, de 8 de Setembro, encontram-se elencadas no Portal do Consumidor, acessível através do sítio eletrónico www.consumidor.gov.pt;

4. Listagem de entidades para a Resolução Alternativa de Litígios:

​

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Coimbra

http://www.centrodearbitragemdecoimbra.com

​

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

http://www.centroarbitragemlisboa.pt

​

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Vale do Ave

http://www.triave.pt

​

CICAP - Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto

http://www.cicap.pt

​

CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo

http://www.arbitragemdeconsumo.org

​

CIMAAL - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Conflitos de Consumo do Algarve

http://www.arbitragemdeconsumo.org

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